Ok, decobri como fazer ...

Se voce quer carregar um arquivo de resource qualquer, mesmo que ele esteja
dentro do JAR onde sua classe estah empacotada, basta usar a seguinte
tecnica (que funciona em aplicacoes, applets e java 2, bem como jdk 1.1.x).

basta usar o metodo getResource da classe CLASS.
Veja, nao adianta usar o ClassLoader.getSystemResource (String), nao vai
funcionar num applet.

por exemplo  getClass ().getResource ("conf.properties");
ou
getClass ().getResource
("/com/eversystems/application/someapp/con.properties");

A syntax eh importante, se voce nao comecar o caminho com /, o metodo ira
procurar a partir do package em que a classe que invocou o metodo
getResource estah.
Para especificar o path completo, comece com /

Espero que a informacao seja util a todos como foi para mim...

Um abraco

Ricardo Munhoz Santiago

SUN Ceritified Programmer for the JAVA 2 Platform
Eversystems (Research and Development)