Olá a todos,

        Só complementando o que o Mateus explicou, há outra forma de se
criar o PATA e o CLASSPATH, que seria a utilização da System Properties
(Propriedades do Sistema). Uma explicação rápida:
        No seu Desktop existe um icone chamado My Computer, click com o
botão direito sobre ele, selecione a opção Properties. Aparecerá a janela
System Properties, selecione o tab Environment, você encontrará duas List,
System variables e User Variables for userName (Nome do usuário que estiver
logado naquela seção), além de dois Text, Variable e Value.
        Apartir dai entendemos que existe variáveis de sistema e variáveis
de usuários e que podemos criá-las. Se você é um administrador pode criar as
duas, mas sé um usuário pode criar apenas User Variables for userName que já
é o suficiente. Criá-se da seguinte maneira:
        Variable: PATH
        Value:     C:\JDK1.3\bin; (JVM)
        Click o botão Set

        Variable: CLASSPATH
        Value:
C:\JDK1.3\src.jar;C:\JDK1.3\lib\dt.jar;C:\JDK1.3\lib\tools.jar;
        Click o botão Set
        Click o botão Ok.
        Está pronto.

        Espero ter ajudado.