Oi Andre.

Nao quero causar muita polemica, mas o "Write Once, Run anywhere" realmente
funciona, e a linguagem Java eh realmente portavel. Com excecao dos
aplicativos gerados pelo Visual J++, todas as classes do Java sao portaveis.

O grande limitante desta portabilidade fica por conta da JVM, a parte do java
responsavel por executar os .class. O problema hoje, principalmente para quem
desenvolve applets, e' que o Java 2 ainda nao eh suportado pelos browsers,
grande parte das versoes ainda tem problemas com o Java 1.1, e por ai vai.
Eu desenvolvo aplicacoes para servidores usando jdk 1.2.2 e tive problemas
para migrar para o Visual Age da IBM, pois este usa o jdk 1.1.8.

Java eh multiplataforma com certeza, desde que haja uma JVM compativel.
Vale lembrar que a JVM eh "retroativa", a JVM 1.2.2 eh compativel com todas
os anteriores, apesar das informacoes de Deprecated apresentadas na
compilacao.

Por isso, um bom slogam: "Java: Write Once, test anywhere."

[]'s
Handerson Gomes