Eu tenho a impressão de que, em versões mais antigas do jdk (1.1.x), o
compilador
não exigia a implementação de todos os métodos e, permitia, inclusive, a
declaração
de métodos abstratos como synchronized. O jdk1.2 não permite tal declaração e,
como já foi concluído, faz essa restrição quanto à derivação de classes
abstratas.
Corrijam-me se estiver errado!
[],

                Henrique