don't forget to look Java HOTSPOT  www.javasoft.com

Marcelo Henrique Maciel
Credicard

----- Original Message -----
From: Sven van 't Veer <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>; soujava / java <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Friday, July 14, 2000 09:49 AM
Subject: Re: [SouJava-J] Performance JAVA x C++

[EMAIL PROTECTED] wrote:

> Pessoal,
> Estou precisando encontrar dados comparativos de performance entre
servlets Java
> e componentes/executaveis em C/C++ ou Delphi/Pascal.
> Se alguem puder enviar-me algo ou indicar-me onde posso encontrar este
tipo de
> informacao, agradeco.

Isso é comparar maçã com pera.

Um aplicativo cliente servidor feito em C/C++ ou delphi cria um 'fat'
client. Neste caso você deve perguntar qual o custo de manter seus 'fat'
clients em comparação de um applicativo 'serverside-multitier' usando o
servlets/jsp ou j2ee especificação com browser como 'thin' client. Assim
que também tem que entrar na avaliação a escalabilidade do applicativo.

Com c/c++ você também pode criar um applicativo 'serverside' com cgi
(Delphi também é uma possibilidade, mas perde a portabilidade'. Cgi em
c/c++ provavelmente tem performançe maior que servlets/jsp ou j2ee mas
não tem a mesma escalabilidade que java. Java você desenvolve no NT para
depois mudar tranquilmente para plataforma multiprocessador SUN / IBM
mainframe. Se desenvolver em CGI não sendo ANSI C/C++ você precisa fazer
porte para outra plataforma.

Fazendo 'fat' client em Delphi, o custo de manutenão é muito alto.
Alteração de client você deve instalar todos os clientes um por um. No
j2ee é somente 'deploy' a nova versão de bean no container. Dependendo
de servidor nem é nescesario reiniciar o container.

Tem até mais considerações que entram aqui, mas os principais são estes.

==========
Sven van 't Veer       http://www.cachoeiro.net
Java Developer              [EMAIL PROTECTED]
                                        _/_
The answer                             /   \
    to the ultimate question        nnn|.
.|nnn                                     42

    [dúvidas mais comuns: http://www.soujava.org.br/faq.htm]
    [para sair da lista: http://www.soujava.org.br/forum/cadastrados.htm]
    [regras da lista: http://www.soujava.org.br/regras.htm]