Luis Cabral wrote:

> Ola
>
> Atualmente trabalho com cliente/servidor (banco Oracle e
> ferramentas Oracle e Powerbuilder) e tenho interesse em trabalhar
> com Java. Tenho conhecimento prático de OOP (Powerbuilder o é),
> e conheço até que bem a linguagem, e com certeza tenho noção
> de suas vantagens. Até já o utilizei experimentalmente dentro do banco
> de dados Oracle 8.

Caro Luis, não sei como vc usou o PB, mas ele não é bem o que se pode chamar
de orientado a objetos. Seria mais correto dizer que ele é orientado a
eventos, com algum suporte à OO. Isto porque ele fere alguns conceitos
básicos de OO. Um bom exemplo são as suas functions. Elas não estão ligadas a
nenhuma classe, podem ser acessadas de qualquer lugar, e não suportam
polimorfismo.
Eu trabalhei com PB por mais de 4 anos com aplicações pesadas rodando em
Oracle e sou um grande fã da ferramenta, mas ela não tem quase nada a ver com
java, pode acreditar. Pelo menos do ponto de vista da comparação entre duas
"linguagens/ferramentas".

> A minha pergunta é: qual a utilização do Java na prática?
> Apenas (no bom sentido!) applets e servlets? É utilizada
> também para aplicações cliente-servidor? Qual o segmento de
> mercado que a utiliza, apenas segmentos ligados à internet?
> Posso imaginar um produto (por exemplo, um sistema de
> estoque cliente/servidor) totalmente baseado em Java, ou
> essa não é a melhor utilizacao da linguagem?

A grande jogada do java, sem dúvida alguma, é a portabilidade. Sua idéia é
simples, uma vez escrito o código, eu posso rodá-lo em qualquer lugar. Suas
principais aplicações são em sistemas onde você não tem a menor idéia sobre a
plataforma em que o cliente vai estar fazendo um acesso, em sistemas nos
quais você quer ter o mínimo de preocupação possível com o cliente e em
sistemas de três camadas (cliente/servidor seria uma aplicação em duas
camadas).
Nos dois primeiros casos, seria praticamente impossível usar PB, por exemplo.
Primeiro porque vc precisa instalar o cliente, ou seja, enviar um deployment
kit que é extremamente dependente da plataforma. Ou seja, vc tem que saber se
o cara vai rodar seu sistema em Linux ou Windows NT. Segundo porque para
qualquer atualização que vc queira fazer, será necessário providenciar um
novo deployment kit, para todos os usuários que usam o sistema, sejam eles 10
ou 10.000. Terceiro porque, mesmo que vc consiga satisfazer os dois primeiros
itens, isso não vai sair nada barato.
O terceiro caso é mais complexo, as últimas versões do PB já suportam um
monte de padrões para este tipo de arquitetura, mas não tenho nenhuma
experiência com elas nesta parte.
Respondida uma parte de suas perguntas, finalizo por aqui, até porque creio
que vc receberá mais respostas.
Espero ter ajudado. Até mais!

     Alexandre G. L. Fernandes
       [EMAIL PROTECTED]