Você poderia utilizá-lo em uma situação onde um determinado método tivesse
comportamento
diferenciado de acordo com o objeto passado ou no caso de uma validação, por
exemplo:

/**************
** Suponha a sobreposição de um método que receba uma referência
** a Object mas que, nesta subclasse somente aceite objetos da classe
** Vector
******************/
public void armazena(Object obj) {
    if(!obj instanceOf Vector) {
        System.err.println("Esta subclasse não trata objetos que não Vetores
(Vector)");
        return;

Flávio Eduardo de Córdova
Datasul Technology
mailto:[EMAIL PROTECTED]

"One can only see what one observes, and one observes only things which are
already in the mind."