From: Jorge Martins <[EMAIL PROTECTED]>
To: "'[EMAIL PROTECTED]'" <[EMAIL PROTECTED]>
Subject: [java-list] Orientação Objetos
Date: Fri, 10 Nov 2000 10:44:02 -0200

    Adenauer,

    Acho que essa é a maior dificuldade de quem quer aprender java. Não
conheço um bom livro sobre orientação objetos. Sito sempre o Programming
Languages do Pratt para teoria de linguagens de programação (cobre
alguns
conceitos de OO) e o Design Patterns da Gang of Four como o melhor livro
de
modelagem avançada.

    Todos os conceitos sobre OO que eu aprendi, e principalmente
treinei, me
acostumei até entrar no sangue, foram adquiridos na faculdade. E mesmo
assim
através de uns poucos professores que entendem realemente do assunto.

    É muito comum você ver pessoas citando os conceitos deste paradigma:
classe, objeto, encapsulamento, herança, polimorfismo, etc. Mas saber as
vantagens e aplicações é outra história. Principalmente polimorfismo.

    Espero que outras pessoas da lista tenham tido melhor sucesso em
livros
sobre OO.

    um abraço

    Jorge