Oi Jorge,

        voce estah confundindo algumas coisas. A questao nao eh Java ser
LittleEndian ou C++ ser BigEndian por exemplo. Ser Little ou BigEndian eh
opcao do processador (RISC/CISC). Algumas arquiteturas invertem os bytes
na hora de escrever na memoria/disco e outras nao.

        Logo, o que eu te aconselho eh definir um protocolo entre as suas
aplicacoes, ou seja, voce irah definir a forma como um inteiro serah
transmitido, por exemplo, do primeiro byte ateh o ultimo. Dessa forma,
suas aplicacoes funcionarao em *qualquer* combinacao de arquiteturas, pois
sua aplicacao se abstrairah da representacao interna do processador,
entendeu?

        Quanto a questao do UNICODE e ASCII, voce deveria usar um Writer,
PrintWriter por exemplo, que jah escreve em ASCII. Exemplo:

        PrintWriter writer = new PrintWriter(new FileWriter("arq.txt"));

        writer.println("Primeira linha do arquivo");

        Quando fizer isso serao escritos 26 bytes no arquivo (25 letras +
'\n'), todos no formato ASCII. Voce pode entao abrir uma conexao para
algum lugar e usar um PrintWriter para escrever seus caracteres ASCII para
ela. Veja que o default eh escrever em ASCII. Se voce quiser escrever
UNICODE deverah usar metodos como writeUTF da interface DataOutput.

Abracos,

Bruno.