Ola todos,

>   Alguem poderia me esclarecer as diferencas, ou semelhancas, entro o projeto
>Jakarta, o

Eh um projeto da Apache em Parceria com outros desenvolvedores. acho que inclusive a
SUN, para
desenvolver aplicações, API´s e Classes JAVA.

>  TomCat

Um dos produtos desenvolvidos pelo Projeto Jakarta. Um interpretador de páginas JSP.
POde ser
utilizado sozinho ou com o Apache Web Server.

> e JSP,

Java Server Pages. Uma API para Java onde métodos são chamados direto do código HTML.
procure por mais em:
www.jspinsider.com
java.sun.com

> sendo os dois primeiros relacionados a linux ?!?!?

Tem o Tomcat tanto para Linux como para Windows!

[]´s

Daniel A.