Eu tenho usado o JBuilder ha mais ou menos 1 ano. Antes disso eu usei Visual
Age por aproximadamente um ano e meio. O que eu posso dizer eh o seguinte:

Sao duas ferramentas muito boas. Leva um tempo para voce se acostumar com o
paradigma do Visual Age mas quando isso acontece ele eh, em minha opiniao,
excepcional. Sob o ponto de vista de uso de memoria, o JBuilder eh quase tao
pesado quanto o Visual Age. Algo que faz alguma diferenca eh que o JBuilder
utiliza o filesystem para guardar os arquivos, enquanto que o Visual Age
armazena classes e codigo fonte em um repositorio proprietario.

Como ha um sistema (muito bom, por sinal) de controle de versoes de classes
no VA, o gerenciamento deste repositorio cria um consideravel overhead e as
coisas ficam um pouco mais lentas. Ha, portanto, um beneficio associado `a
esta lentidao. Outra coisa eh o fato de o Visual Age recompilar
automaticamente todas as suas classes, o que tambem faz com que as pessoas
que estao acostumadas a mudar "trocentas" classes de uma vez e "recompilar"
o projeto todo sintam sua produtividade comprometida. Por outro lado, o fato
de voce poder ver (literalmente) quais classes possuem erros de compilacao
eh muito bom. Eh ver pra crer.

Enfim, acho que seria justo dizer que o JBuilder _tambem_ eh pesado (usa
muita memoria). Ele, entretanto, eh mais eficiente para fazer algumas
coisas. Mas o VA, em troca, te oferece uma serie de funcionalidades
extremamente interessantes.

Acho que cada pessoa avalia as funcionalidades de acordo com seus proprios
criterios e no final das contas chega a uma conclusao. A _minha_ conclusao
eh que o Visual Age eh melhor, principalmente para projetos grandes!

Te mais!!!

Andre Mendonca
[EMAIL PROTECTED]
Sakonnet Technology, LLC