Mas Jsp tem uma enoorrrme vantagem: a partir de um código html invocar métods
de outras classes <<Componentização>>!!!

Mas lembrem-se que quando uma página jsp é chamada, o apache invoca o tomcat
para interpretá-la, o tomcat manda para o apache, e consequentemente para o
browser do usuario, apenas o codigo html, do codigo jsp é gerado um servlet,
que ficará em RAM.

Espero ter contribuido!

[]´s

Daniel A.