Olá Teixeira,

tenho uma lista razoável de servidores e editores java, escolha o que lhe
convier, mas não se esqueça de levar em consideração os requerimentos de
hardware.

1) Em primeiro lugar, você deve instalar o servidor Apache em sua máquina,
ele é gratuito e se encontra no site: http://www.apache.org/

   Você encontrará a maioria das ferramentas necessárias para desenvolvimento
em Java no site da Sun (é o site oficial de Java):
   http://www.java.sun.com/products/?frontpage-main

   Selecione o produto desejado na combobox dessa página:

     Compilador: Há várias versões de editores para Java nessa combo (Forte
x.xxx). Este editor é free e muito bom, porém algumas de suas versões ainda
estão muito instáveis, além de muito pesadas. Mais adiante apresento outros
editores.
     A versão Enterprise é a recomendada. (roda JSP diretamente)

    Servidores: Fique à vontade para escolher o servidor que desejar, porém
a minha recomendação é faça o download da versão Enterprise: JavaTM 2 Platform,
Enterprise Edition (J2EETM).

    Na verdade, a minha sugestão é que você deve testar o máximo possível
das versões disponíveis, tanto de editores quanto de servidores.

    IMPORTANTE: Para rodar aplicações JSP e Servlets, você deve baixar o
servidor para servlets Tomcat@Jakarta, no seguinte site:
http://java.sun.com/products/jsp/tomcat

NOTAS: Se vc resolver usar essas ferramentas, então siga os passos para
instalação (considerando que os mesmos já estajam local):
   1) Instale o servidor Apache;
   2) instale o tomcat;
   3) instale compilador ("editor") java;
   4) analise os exemplos que acompanham essas ferramentas e
   5) divirta-se.

   Claro que não é tão simples como parece, pois vc terá de configurar todo
o seu ambiente de trabalho para tudo funcione harmoniosamente, e para isto,
não hesite em pedir ajuda.

OUTROS SERVIDORES E COMPILADORES:

  Como eu disse anteriormente, os compiladores Forte são muito pesados e
ainda estão instáveis, por essas razões é vou lhe apresentar dois outros,
também muito bons, porém indiscutivelmente mais leves e estáveis, são eles:
JDeveloper 3.1.2 (Oracle) e Kawa Enterprise 5.0 (Allaire):

  JDeveloper 3.1.2: É o próprio JBuider da Borland (roda JSP diretamente),
porém projetado exclusivamente para a Oracle. Você o encontra no site da
Oracle e é free: http://otn.oracle.com/software/ (OBS: Para fazer download
desse produto, vc precisa ser membro OTP. No mesmo site vc fica sabendo
como se increver.)

  Kawa Enterprise 5.0: É o compilador da Allaire (não sei se roda JSP diretamente),
você pode consegui-lo no site da Allaire: http://allaire11.allaire.com/download/

  OBS: A Allaire, também, tem um servidor Java muito bom, é o JRUN, o mesmo
é bem estável e funciona muito bem para qualquer tipo de aplicação, além
de ser extremamente simples de se instalar e configurar (Só é um pouco mais
complicado configurá-lo para rodar JSP, mas os outros servidores também
não são simples.). Vá até lá e conheça esses bons produtos.

Espero ter ajudado.

[]'s Marlim.