Olá André Monteiro,

 aí vão algumas dicas, espero poder ajudá-lo.

1) Você só deve usar os métodos rs.first() e rs.last(), se tiver certeza
de o seu rs é não nulo,
   além disso não se esqueça de que ao ser aberto, o rs apontará sempre
para a primeira linha.
   Portanto verifique se o (rs != null).

2) para você obter o número de colunas de uma tabela, o tipo e o nome de
uma coluna,
   analise o código:

        Connection conn = dataSourse.getConnection(user, pasword);
        PreparedStatement pstmt = conn.preparedStatement("<seus comandos em SQL>");
        ResultSetMetadata rsmd = pstmt.getMetaData();

        int numCols = rsmt.getColumnCount(); // Obtém o nr. de colunas.
        int tipoCol = rsmt.getColumnType(); // Obtém o tipo de uma coluna.
        String nomeCol = rsmt.getColumnLabel(); // Obtém o nome da coluna.

Boa sorte.
Marlim.