Á algum tempo atráz, comecei à escrever um tool (em Visual C++), que abria a
IDL, utilizando chamadas WIN 32/COM, criando a classe Java com chamadas JNI,
o .H e o .CPP com todo o código de chamadas, criando assim um Proxy entre
Java e COM.

Na época estava envolvido em um projeto e isto financiaria o
desenvolvimento. Porém agora, não tenho a menor condição de levar à frente o
projeto, pois estou envolvido em outras frentes.

Se houverem desenvolvedores C++, que conheçam Java e COM nesta lista,
poderíamos continuar este projeto em GPL. Porém para isto, teremos que levar
as discussões fora desta lista, pois envolverá muito mais Microsoft do que
Java.

Porém, já aviso! Estava programando na base do... "Junta Conceitos", como
abrir IDL, gerar .java, gerar .cpp ->>>> Estava preso em incompatilidades
como por exemplo da Data (OLEDATE) utilizada em Microsoft contra a
java.util.Date (ou Calendar) utilizada em Java.

Talvez o código não esteja tão "bem escrito" (em função do "Junta
Conceitos"), mas já é uma boa fonte de pesquisa que eu tive na época (MSDN,
JNI, outros).

Clebert

P.S.: Se realmente pessoas se interessarem, precisaremos pesquisar se não
existe uma outra solução já pronta, antes de enfrentarmos a Win32/COM API
(Blarghhhh!)