Yuri:

Eu vou falar do DBConnectionManager, que acredito deve ter funcionalidade
semelhante ao que Vc. está usando:

Esse gerenciador cria as conexões uma unica vez (na primeira chamada ao
gerenciador), que são compartilhadas pelos programas (Servlets, JSP) que
acessam o banco de dados.
O consumo de recursos para se  criar e fechar uma conexão é muito grande,
chegando em alguns casos a ser maior que a propria obtenção dos dados pelo
SGBD.
Com o gerenciador de conexões isso não ocorre, pois o pool de conexão é
criado no início, e as aplicações solicitam então ao gerenciador uma
conexão, e depois liberam essa conexao para uso por outra aplicação. Com
isso há um ganho substancial em um sistema online, onde varios acessos podem
ser feitos a cada momento.
É necessário então sincronizar esses acessos, pois se não houver este
sincronismo o gerenciador pode fornecer a mesma conexão para duas aplicações
ao mesmo tempo. Isso é feito com as cláusulas synchronized static   no
metodo DBConnectionManager.getInstance(), que a aplicação invoca para pedir
uma conexão.
 A cláusula synchronized indica ao JVM que aquele método (ou bloco de
instruções) deve ser executado serialmente dentro daquele JVM.  Com isso o
JVM executa um pedido de cada de vez, e não paralelamente.
Espero ter ajudado.

Roberto Tatemoto