Quando indiquei o curso pela impacta o qual fiz e comparado com os preços da
sun achei muito justo, não indiquei com intenção de transforma-lo em
programador java em 40 horas e duvido muito que mesmo o da sun faça isso,
indiquei porque eles ensinam o básico mesmo, justamente para quem não sabe
nada de java. A explicação é centrada na Orientação a Objetos e o que se
aprende é os principios da linguagem, criar métodos, funções, funcionamento
do polimorfismo e heranças, classes, essas coisas básicas de java. Conexão a
banco de dados, JSP, Servlets e outras tecnologias java não são nem
comentadas. Se o objetivo do amigo é sair do curso programando, contrate um
professor particular, acho que seria  a maneira mais rápida de se dar bem
sem investir seu próprio esforso de lêr livros, assinar listas e pesquisar
muito mas muito mesmo além de ter a paciência que a maioria precisa para
aprender a lidar com o java. Obs: Não estou puxando o saco da impacta, mas o
que andam dizendo aqui ou é equivoco ou preconceito. É obvio que os cursos
dos fabricantes da linguagem serão bem melhores que os da maioria, mas
tambem são mais caros e para iniciante acho sinceramente que não faz muita
direferença, pois pagar cerca de R$1.000,00 para aprender a colocar a linha
do
CLASSPATH no autoexec é exagero. Eu particularmente gostei muito e aconselho
para iniciantes, agora pra quem já sabe o básico sem sombra de dúvida é
muito melhor fazer um dos módulos da sun, que mesmo caros valem a pena.
Agora se vc é do tipo que mata moscas com metralhadora russa, então amigo
nem pensa faz logo o curos de iniciante da sun vc não vai se arrepender.