Cara lista,

    Tenho uma duvida sobre "user interfaces" que eu espero que alguem possa
ajudar (ou pelo menos me dizer que o que eu quero fazer eh impossivel).

    Eu tenho um aplicativo que permite a customizacao de certas pecas da UI.
Para um simples exemplo digamos que eu tenha um JPanel que tenha como
LayoutManager um BorderLayout.

    Agora eu permito que o usuario adicione JButtons a esse JPanel dando os
parametros NORTH, SOUTH, EAST, WEST ou CENTER.

    O que eu desejo eh poder, ao fechar o programa, gravar a configuracao
desses botoes no meu JPanel. Eu consigo saber quais os botoes foram
adicionado ao JPanel (atraves do metodo getComponent(int)), mas eu nao
consigo saber quem estava em NORTH, SOUTH, EAST, WEST ou CENTER.

    Isso tudo para que quando o programa seja aberto novamente, o JPanel
esteja como customizado pelo cliente.

    Alguma sugestao?

Grato a todos,
Marcelo Quintella