Olá pessoal tudo bem ?

        Meu nome é Valter Camargo e estou fazendo uma pesquisa
utilizando Bd relacional e Java. Eu gostaria de saber como vocês
tratariam o seguinte problema:

        Objetivo: Armazenar três instâncias de uma classe em outra, isto

é, tenho uma classe Mateiral e cada material pode agregar até no máximo
3 registros de movimento de meses anteriores.
          O modelo de classes em UML está modelado mostrando que a
classe  Material, agrega 0 ou no máximo 3  (0..3) instâncias de outra
classe chamada MovimentoMesesAnteriores.
            A persistência tem que se dar por meio de um bando
relacional, no caso SyBase.
          Gostaria de saber como vocês modelariam o banco e como vocês
definiriam os objetos, isto é, quais seriam os atributos das classes ?
as chaves das tabelas, etc.

    Eu fiz da seguinte forma:
Classe Material --> possui um array de três posições para armazenar três

objetos do tipo MovimentoMesesanteriores.
Classe MovimentoMesesAnteriores -> coloquei um atributo código do tipo
CodigoMesesAnteriores.
Classe CodigoMesesAnteriores --> possui dois atributos:  mes e material
Tabela Material --> não possui chave estrangeira para
MovimentoMesesAnteriores
Tabela MovimentomesesAnteriores --> chave primária : mes e material
                                                            chave
estrangeira: material

O que eu tenho dúvida é que como eu criei na classe
MovimentomesesAnteriores um atributo que representa a chave da Tabela
Material ( no caso "material") o relacionamento dessa classe para
material deveria ser de associação, correto ? Mas o relacionamento de
material para Movimento Meses Anteriores é agregação.

Bom.... deixa os detalhes pra lá... eu gostaria de saber se vocês também

fariam assim...

[]'s Valter