1.vc precisa ter instalado em seu ambiente de desenvolvimento o drive JDBC
oracle q acredito vem na instalação do software,
2.esse drive nada mais é do que um pacote com classes que implementam a
insterfaces  de java.sql.
3. para utiliza-lo com sucesso vc precisa setar na variavel de ambiente
classpath o caminho do drive em geral algo do
tipo:/home/mylogin/.../classes111.zip.isso o unix
4.e finalmente importar o pacote em sua classe de conexao.

para melhor entendimento vá na pagina da sun e em doc e traines encotre o
link java tutorial lá tem um exemplo completo q vai te ajudar.

Ana Emilia