Paulo,

   Usei o Rational Rose durante algum tempo (uns 6 meses). Faz um tempo que eu baixei o Together e na minha opinão, ele é melhor do que o Rose. Pelo menos no Together os diagramas e o código fonte estão sempre sincronizados, o que é muito legal. Tive muito problemas para fazer estas sincronizações no Rose, mas a última vez que eu o usei foi em 1999, então ele pode ter evoluído bastante neste aspecto (mas não creio, porque o pessoal da TogetherSoft usa exatamente este argumento - a sincronização diagramas/código - como marketing da ferramenta).
   A vantagem da Rational é que eles possuem uma suíte completa, com ferramentas para Levantamento de Requisitos (RequisitePro), Documentação automática (Soda - que diga-se de passagem, é uma nhaca, porque ele nada mais é do que um conjunto de macros do Word - você roda o Soda como uma ferramenta do Word - e só gera .doc, que você pode converter para outros formatos, mas é altamente Microsoft-oriented...), etc... A suíte como um todo é um ponto positivo. Mas um ponto negativo para mim é que a Rational tem uma parceria MUITO forte com a Microsoft - quase casamento, dá uma olhada na página deles - e eles sempre suportam muito bem as soluções Microsoft, mas deixam a desejar quando você não quer ficar preso nos padrões MS.

   E as outras pessoas que usam o Rose e/ou o Together, o que vocês acham ?

   Maurício de Barros Borges

"C. Leonardo" wrote:

    Paulo, tem o Rational, muito bom ! Vale a pena usar, venho usando ele e tem me deixado satisfeito !     Cícero Leonardo