Oi Gustavo,

eu estou utilizando PreparedStatement, freetds como jdbc e o seguinte
código:

    try{

          java.sql.Timestamp p=new
java.sql.Timestamp(System.currentTimeMillis());

           String prepst = "insert into teststamp([date]) values(?)";
           PreparedStatement prepareStatement  =
con.prepareStatement(prepst);
           prepareStatement.clearParameters();
           prepareStatement.setTimestamp(1,p);
           prepareStatement.executeUpdate();
           prepareStatement.close();
           System.out.println("Dados cadastrados com sucesso");

        }
         catch(SQLException sqlException){
         System.out.println("Houve uma SQLException: "+sqlException);
          }
e a mensagem de erro é a seguinte:
Houve uma SQLException: java.sql.SQLException: Disallowed implicit
conversion from data type datetime to data type timestamp, table
'image.dbo.teststamp', column 'date'. Use the CONVERT function to run
this query.