From: Sergio Oliveira Jr. [mailto:[EMAIL PROTECTED]]
Sent: terça-feira, 17 de abril de 2001 15:41
To: [EMAIL PROTECTED]
Subject: Re: [java-list] Design: XML/XSL x JSP

Jorge,

O seu comentário é realmente pertinente, e me fez pensar na minha posição de

evitar XML para desenvolvimento web. Fiquei pensando em como eu faria a
mesma coisa em JSP.

Notei que JSP vende esse mesmo peixe, isto é, a separação de uma camada de
dados (banco, ldap, etc.), de uma camada lógica (JavaBeans , EJB, etc) e de
uma camada de apresentação (JSP, HTML, etc.).

Vale lembrar tb que JSP segue as especificações de XML.

Então no caso dos boletins eu teria uma custom action que me retornaria as
notas, mais ou menos assim:

<jsp:useBean id="boletim" scope="request" class="sergio.escola.Boletim" />
<th>Matéria</th>
<th>Nota</th>
<sergio:loop name="boletim" property="notas" loopId="nota"
className="sergio.escola.Nota">
</sergio:loop>

Aqui seria muito fácil alterar o layout dessa página, e mesmo um web
designer sem muitos conhecimentos de programação poderia fazê-lo.

Se esse boletim fosse exibido em diversos lugares diferentes do meu site, eu

usaria um <jsp:include page="boletim.jsp" />. Assim eu só precisaria alterar

em um único arquivo (boletim.jsp) para alterar o layout de todos os meus
boletins em todos os lugares do meu site. Se esses boletins possuissem
layout diferentes, eu teria que criar arquivos diferentes (boletim1.jsp,
boletim2.jsp, etc.), do mesmo jeito que eu teria que criar XSL diferentes.

Como você vê, acabou tendo o mesmo efeito da combinação XML/XSL. Só que
formatar um documento XML através de um XSL tem overhead. Outro ponto
negativo é que os seus dados estarão em um banco-de-dados comum, ou seja, vc

vai ter que ler do banco, passar os dados para XML, fazer o parse do XML e
fazer a formatação segundo um XSL. Eh muito overhead pra pouco efeito
prático além de ser bem mais difícil de implementar essa arquitetura.

Por isso que eu ainda não estou convencido que vale a pena investir em XML
nessa área, a não ser que vc desenvolva um sistema muito parecido para web,
para wap e para PDA, e vc não queira ficar atualizando três versões
diferentes do mesmo sistema.

Futuramente com o surgimento de banco-de-dados que falem XML e com a
integração de XML dentro da arquitetura do JSP (XSP), essa solução pode ser
viável.

Por enquanto eu fico com JSP para desenvolvimento web e com XML para
arquivos de configuração, integração de sistemas legados e B2B.

[]'s

Sergio