O uso de classes internas depende muito do que voce quer fazer.

Aqui por exemplo estamos desenvolvendo uma API. Em alguns casos nao queremos
que ninguem tenha acesso aa uma classes interna. Entao mais do que package
private, nos a fazemos interna e private. Assim apenas a classes externa tem
acesso a ela.

Outra utilidade eh para que a classe interna tenha acesso a membros e
methods da classe externa. Isso sem entrar no merito de classes anonimas.
Mas geralmente sao usadas para itens muito especificos.

Uma outra utilizacao eh quando voce quer duas implementacoes muito
semelhantes de uma classe abstrada. Um exemplo eh o Rectangle2D no package
java.awt.geom.*. Essa classe eh abstrata, mas tem duas internas (e publicas)
que voce pode instanciar: Rectangle2D.Double e Rectangle2D.Float.

Voltanto aa frase inicial, depende do que voce quer fazer. O importante eh
voce saber as varias maneiras de se conseguir o que voce quer para entao
poder optar pela melhor (que depende da situacao especifica). Eu diria que
REALMENTE NECESSARIO nao eh, mas em certos casos eh uma maneira elegante de
resolver o seu problema.

Abracos,
Marcelo Quintella