Caro Marcos,

    Não sei se você sabe, mas existe um browser open source em modo texto chamado Lynx.
A versão para DOS já vem com protocolo TCP/IP e roda em qualquer máquina que seja pelo
menos um 386. Sacou onde eu quero chegar? Você usa uma máquina um pouco mais "parruda',
um  pentium 100 por exemplo, como servidor dedicado rodando Linux, MySQL e Apache e cria
seu sistema como uma aplicação web bem simples sem imagens, só com html. O java roda no
servidor, como servlets ou jsps, e suas máquinas 386 ficam como terminal burro. Pelo menos é o
que eu faria. Espero ter ajudado.

Abraços,
Dimas Kotvan

Obs: você pode baixar uma versão do Lynx para DOS neste endereço: