Olah andre.... nao sei se este eh o caminho, mas achei este exemplo que
ilustra as acoes do mouse... eh um applet, espero q ajude
peguei em

http://www.tarcisiolopes.com

import java.applet.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
/**
* Classe criada por Tarcisio Lopes no IBM VisualAge for
Java.
*/
public class EventosMouse
extends Applet
implements MouseListener, MouseMotionListener
{
String mensagem = "";

// Coordenadas do mouse.
int mouseX = 0, mouseY = 0;
public void init()
{
 addMouseListener(this);
 addMouseMotionListener(this);
} // Fim de init()
// Responde a cliques do mouse.
public void mouseClicked(MouseEvent me)
{
 // Define coordenadas para

 // o canto superior esquerdo.
 mouseX = 0;
 mouseY = 10;
 mensagem = "Mouse clicado.";
 repaint();
} // Fim de mouseClicked()
// Responde ao mouse
// sendo arrastado.
public void mouseDragged(MouseEvent me)
{
 // Salva coordenadas.

 mouseX = me.getX();
 mouseY = me.getY();
 mensagem = "*";
 showStatus("Mouse arrastado em " +
 mouseX + ", " + mouseY);
 repaint();
} // Fim de mouseDragged()
// Responde a entrada do mouse.
public void mouseEntered(MouseEvent me)
{

 // Define coordenadas para
 // o canto superior esquerdo.
 mouseX = 0;
 mouseY = 10;
 mensagem = "Mouse entrou...";
 repaint();
} // Fim de mouseEntered()
// Responde a saída do mouse.
public void mouseExited(MouseEvent me)
{
 // Define coordenadas para

 // o canto superior esquerdo.
 mouseX = 0;
 mouseY = 10;
 mensagem = "Mouse saiu...";
 repaint();
} // Fim de mouseExited()
// Responde a movimento
// do mouse.
public void mouseMoved(MouseEvent me)
{
 showStatus("Movendo mouse em " +

 me.getX() + ", " + me.getY());
} // Fim de mouseMoved()
// Responde a pressionamento
// do botão do mouse.
public void mousePressed(MouseEvent me)
{
 // Salva coordenadas.
 mouseX = me.getX();
 mouseY = me.getY();
 mensagem = "Down";

 repaint();
} // Fim de mousePressed()
// Responde a liberação
// do botão do mouse.
public void mouseReleased(MouseEvent me)
{
 // Salva coordenadas.
 mouseX = me.getX();
 mouseY = me.getY();
 mensagem = "Up";
 repaint();

} // Fim de mouseReleased()
// Exibe mensagem na barra de status
// do applet na posição atual X, Y.
public void paint(Graphics g)
{
 g.drawString(mensagem, mouseX, mouseY);
} // Fim de paint()
} // Fim de class EventosMouse.

/*
CODIGO HTML
<HTML>
<HEAD>
<TITLE>EventosMouse</TITLE>
</HEAD>
<BODY>
<H1>EventosMouse</H1>
<A HREF=EventosMouse.java>Código fonte de
EventosMouse</A>
<APPLET CODE=EventosMouse.class WIDTH=250
HEIGHT=300>
</APPLET>
</BODY>

</HTML>