Opa amigos...
descobri o erro do meu applet...
eu não sabia a respeito da URLConnection... :\
e fiz um applet voltado a desktop application...
e com isso alguns métodos meus podem perder a utilidade... e por isso
gostarai de uma ajuda quanto a um método específico...
existe um método na minha classe que lista e mostra todos os arquivos .txt
na mesma pasta dos .class do applet...
e eu fazia isso através de um filtro de txt, mais ou menos assim:

>File f = new File(".");
>String[] txtFiles = f.list(new TxtFilter());

onde TxtFilter() é:

import java.io.*;
public class TxtFilter implements FilenameFilter{
  public boolean accept(File dir, String name){
    return (name.endsWith(".txt"));

agora com essa necessidade de se abrir uma URLConnection eu não sei como
fazer isso; estou dando uma olhada na API na Sun, mas estou tendo
dificuldades para entender toda essa parte de URL, portanto se alguém
conseguisse me ajudar seria de muita ajuda para mim :)

[]'s

Ricky