Oi,

 Se voce não estiver interessado em performance pode usar algo como:

  int valor = 1:
  ResultSet rs = stmt.executeQuery("select * from Conta where NUM_CTA
= "+ valor);

 senão use um PreparedStatement:

PreparedStatement ps = con.prepareStatement("select * from conta where
NUM_CTA = ?");
 ps.setInt(1);
 ResultSet r = s.executeQuery();

 Se quiser usar stored procedures use CallableStatement.

= 1");

 []´s
--
Edward Roe