Augusto,

   Esse eh um tema para muita discussao. Soh um detalhe rapido e importante:
"NUNCA, EM HIPOTESE ALGUMA, MISTURE COMPONENTES >>>>VISUAIS<<<< DE AWT COM
SWING!". Os componentes do AWT ("heavyweight") vao sempre se desenhar sobre
os componentes do Swing ("lightweight"). O problema q vc relatou com o
"JInternalFrame" (q eh do Swing) e o "TextField" (que eh AWT) decorre de vc
ter misturado os 2 tipos de interface.
   Vc pode identificar a origem de um componente pelo pacote, ou mais
facilmente pela letra inicial. Os componentes do Swing comecam por "J".
   Assim: um botao AWT se chama "Button" e um botao Swing se chama
"JButton", e por aih vai.
   Observe q LayoutManagers por exemplo, nao sao "componentes visuais" e
portanto vc pode usar normalmente tanto em AWT, quanto Swing.

   Abraco,
       Edson

 ---
 Edson Tirelli
 System Analyst
 Microsoft Certified Professional
 Sun Certified Programmer for Java 2 Platform
 try Automatos @ www.automatos.com