Bom,

Você está tendo um erro conceitual. Uma subclasse pode acessar qualquer
método protected sim. O que você está fazendo é criando um novo objeto da
classe pai, então, obviamente nenhum método protegido será acessado.

No entanto, caso você utilize um método de objeto (não static), pode
perfeitamente referenciá-lo utilizando  this.x.

Pode testar, neste seu exemplo, incluir em SubClasse o método:

public int getX()
{
   return this.x;
}

E para demonstrar que a visibilidade do java é de classe, como eu disse no
e-mail anterior, você retirar as linhas:

       SuperClasse sc = new SuperClasse();
       sc.x = 34;

Que seu exemplo compilará normalmente.

Logo, o tipo de visibilidade protected do java mantém o padrão da orientação
objeto em que qualquer subclasse pode acessar o método ou atributo.

abraços

Jorge