Olá Fábio,

É o seguinte, quando um usuário fecha o browser ou
simplesmente sai do seu site a sessão criada por ele
permanece ativa por um certo tempo. A implementação da
interface HttpSessionBindingListener permite apenas
identificar quando a sessão foi expirada. Para conseguir
desconectar o usuário do seu BD, crie um bean de uma
classe que implementa essa interface e deixe por conta
do JSP Engine executar os métodos no momento que a
sessão for criada/encerrada.
Lembre-se que mesmo que o visitante feche o browser ele
continuará ativo no site por um certo tempo.

[[]]´s

Ulisses Telemaco Neto
www.jspbrasil.com.br
www.soujsp.com.br
[EMAIL PROTECTED]
icq: 103409739
(84)966-4018

a para notificar quando um usuario enta e sai da sessao.

>   Preciso saber quando uma sessao expira ou eh
finalizada pelo usr para desconecta-lo do meu ambiente
(banco)

>   Agradeço informaçoes,
>
>   Fabio Ferreira

Acesso pelo menor preço do mercado! R$ 14,90 nos 3 primeiros meses!
ASSINE AGORA! http://www.bol.com.br/acessobol/