Caros,

    Um texto semelhante ao citado faz parte da licença do Java desde
suas versões iniciais. Por exemplo, no JDK 1.1.8, a licença contém a
seguinte cláusula:

    "2.  RESTRICTIONS Software is confidential and copyrighted. (...)
    Software is not designed or
    licensed for use in on-line control of aircraft, air traffic,
aircraft
    navigation or aircraft communications; or in the design,
construction,
    operation or maintenance of any nuclear facility.  You warrant
that
    you will not use Software for these purposes. (...)"

    O que a Microsoft está fazendo é apenas incluir essa informação
nas licenças dos produtos que incluem Java, o que me parece correto.

    Java não foi projetado para aplicações de tempo-real ou tolerantes
a falhas, e o que a Sun está fazendo é dizer que ela não pode ser
legalmente responsabilizada na eventualidade de uma catástrofe
ocasionada pelo não adequação da tecnologia se utilizada em uma dessas
aplicações críticas.

    Aproveitando a oportunidade, no site do JCP (Java Community
Process), a requisição no. 1 é justamente a extensão de Java para
suporte a aplicações de tempo-real:

                http://jcp.org/jsr/detail/1.jsp

    Falou,

        Rafael