Olá,

    meu nome é Leonardo, sou aluno de Ciência da Computação e meu projeto
final envolve um ambiente de aprendizagem Onl-ine. No entanto, estou tendo
problemas com a implementação de um agente q tem a função de monitorar as
interações dos
participantes de um chat, por exemplo.

    Estou usando um SQL p calcular a quantidade de mensagens existentes na
tabela de mensagens do chat. P gravar o percentual de participações na
tabela de Participação (que já contém algumas linhas) eu preciso comparar a
data de envio da mensagem com a data de inclusão do último percentual (p
não gravar a mesma linha mais de uma vez). Como a tabela de Participação
grava percentuais de outras ferramentas (forum, mural), além de comparar a
data, tenho q comparar o tipo de interação gravado (se é mensagem do chat,
se é pergunta do fórum etc.). O código está a seguir:

ResultSet rsCPerg = stCPerg.executeQuery
    ("SELECT COUNT(*) as qtd FROM MsgChat"+
    " WHERE DtEnvio > (SELECT MAX(DtInclusao) FROM Participacao"+
    " WHERE TpInteracao = 'Chat-Mensagem');");

O erro q ocorre é: Internal OLE Automation Error.
Esse erro ocorria quando a coluna DtInclusao não era índice. Agora, mesmo
sendo índice, dá erro com a cláusula WHERE. Se eu tirar o MAX, funciona
corretamente.

Alguma idéia do q está ocorrendo? Caso precise de olhar todo o
código e/ou o banco, é só falar.

Obrigado,

Léo Saiter