Ola Igor,

Algumas vantages do JSp/Java/J2EE:
1. Diferentes servidores, isso eh, voce pode usar um servidor da IBM (pago)
ou JBOSS (de graca). Logo ele nao fica preso a somente uma plataforma.
2. Diferentes computadores. Voces podem ter um 486 ou um Sun E10000 que o
java/jsp vai funcionar...
3. Java/JSP  pode ser usado em quase todos os sistemas operacionais.
3. Voce pode apelar dizendo que o sistema na matriz eh em Unix e que a
filial aqui no Brasil deve seguir o padrao internacional (Unix). :=)
4. .NET como voce mesmo diz, ninguem sabe o que vai acontecer, por isso pode
dar muito certo ou ser um fracasso total. Serah que nos podemos confiar em
algo que nem existe ainda?

Existe o outro lado tambem.
1. Se todos os sistemas ai na sua empresa sao baseados em solucoes da
Microsoft, IIS, SQL Server, MTS, acho bem dificil voces mudarem para
Unix/Java pois a grande maioria dos funcionarios nao deve saber nada sobre
Unix/Java. Logo, alem dos custos com maquinas, programas, e  treinamento,
voce tem que mudar a mentalidade das pessoas, o que eh quase impossivel ...
2. Marketing da Microsoft!
3. Otima ferramenta chamada Visual Studio .NET
4. Sistema de programacao mais simples, logo, a grande "massa" de
programadores vb vai se adaptar mais facil ao .NET ..
5. .NET tem os beneficios de ser parte integrante do sistema operacional
Windows ...