Olha num sei se é a melhor forma, aliás acho que de longe é o melhor
jeito mas ai vai o como eu consegui fazer...

import java.text.NumberFormat;

public class Formata{

     NumberFormat formato;

     public Formata(){

          formato=NumberFormat.getInstance();
          formato.setMaximumFractionDigits(2);

     }

     public static void main(String[] arr){

          Formata app=new Formata();
          double x=0.0;
          String aux;
          x=1.0/3.0;
          aux=app.formato.format(x); // retorna uma string
          System.out.println("1 dividido por 3 eh aproximadamente " +
               aux + " numero em uma string.");
          aux=aux.replace(',','.'); // troca a virgula da string pelo
ponto
          x=(double)Double.parseDouble(aux); // passa o valor para um
double
          System.out.println("1 dividido por 3 eh aproximadamente " +
               x + " numero passado para variável double.");