Christian,

Uma sugestao : Se a sua applicacao for feita no estilo webapps voce pode fazer toda a
autenticacao de forma automatica via o proprio servidor sem precisar nenhuma pagina
jsp existente...

Por exemplo no tomcat eh possivel criar uma conexao com um banco de dados:

    <RequestInterceptor className="org.apache.tomcat.request.JDBCRealm" debug="99"
     driverName="org.postgresql.Driver"
     connectionURL="jdbc:urldoservidorbancodedados"
     userTable="security_users" userNameCol="username" userCredCol="password"
     userRoleTable="security_user_roles" roleNameCol="role_name"
     connectionName="postgres" connectionPassword="" />

E depois eh soh mudar o web.xml e colocar algo do tipo :
        <login-config>
                <auth-method>FORM</auth-method>
                <form-login-config>
                        <form-login-page>/login.html</form-login-page>
                        <form-error-page>/loginerror.html</form-error-page>
                </form-login-config>
        </login-config>

Por outro lado existe o problema de executar algumas instrucoes SQL para toda pagina
vista... Isso no TOMCAT ...

Por onde comecar ? Bom, primeiro entre na pagina do tomcat e leia o documento
"developing web applications"...
Depois voce tem que ver a parte de seguranca do web applications em especial o web.xml

[]s,
Ricardo.