Eu mandei essas informacoes para a sun, mas se alguem souber me informar
algo sobre essas questoes ficarei muito grato.

hola, liguei para representantes da sun no 0800 mas nao me responderam
com certesa, entao estou aproveitando para fazer outras perguntas.
sao elas:

*> estou analisando ferramentas para desenvolver programas comerciais,
pretendo vender cada copia de meu programa, se for desenvolver para
vender terei que comprar uma copia do jdk ?

*> Poderei utilizar o Forte for Java gratuitamente ou terei que comprar
uma copia do mesmo?

*> Quando for instalar meus programas no cliente poderei instalar
juntamente com ele sem que meu cliente saiba uma maquina virtual do
java, ou terei que fazer duas instalacoes uma para meu programa outra
para a VM?

*> Exite algum tipo de suporte pago para java ou a unica forma de se
desenvolver o aprendisado eh atravez de listas de discusao ?

*> Minha empresa estah incubada no CEFET-PR, existe algum tipo de
programa de aprendisagem apoido pela san ?

grato por tudo.