Olá Liandro.

Também tive problemas com permissões quando instalei o JBuilder 4 no CL
7, pelo seguinte motivo: baixei o arquivo compactado (tar.gz) em uma
partição FAT do Windows, que está sendo vista pelo Linux. Na
descompactação, apareceu vários erros de atributos dos arquivos. O que
fiz? Copiei o arquivo tar.gz para uma partição Linux (ext2), e repeti o
processo. Resultado: instalação (descompactação) perfeita.
Mas lembre-se: como foi postado ontem na lista, não esqueça de instalar
o pacote ncompress, que está em um dos dois CDs do CL 7. Sem ele, o
JBuilder não instala.

Sérgio Ricardo.