> O Tomcat é gratuito, código fonte aberto, e é quase que integrado a
> especificação dos servlets. Pois a mesma equipe que desenvolve o
> Tomcat, tb  desenvolve a especificação.

Não. O Tomcat 3 é o reference implementation de servlets 2.1 (se não me
engano) Tomcat 4 é implementação de produção do servlet 2.2. Já existe
servlet 2.3 spec. A specificação do servlet (na verdade quase qq
especificação de java (JDBC, J2EE, JCA, EJB etc) é um 'community
process' até vc pode participar.