Caro,  para voce transformar o conteudo de Graphics ( Panel, Canvas,
etc... ) em Image
faca o seguinte :

Rectangle bounds = comp.getBounds();

Image im = comp.createImage(bounds.width,bounds.height);
Graphics g = im.getGraphics();
comp.paint(g);

A partir daquí  você tera'   o  Graphics do seu "comp" em  "im"

Se desejar alguma implementação profissional dê uma olhada no "JAI" na
pagina da Javasoft

Atenciosamente,

Jorge Menezes