Entendo que o que você quer está mais para pool de objetos, e isto já
existe, veja em http://www.codestudio.com/,
http://poolit.sourceforge.net/, http://sourceforge.net/projects/c3p0/.

        Para criar pools especificos para os recursos desejados, é necessário
escrever um pool para cada um (claro que pode ter um genérico), pois
terá de ser otimizado para tal tarefa.

Claudio Miranda