Sent: Thursday, October 25, 2001 7:51 AM
Subject: Re: [java-list] Dados digitalmente assinados

Geraldo,

        Grande Geraldo...

        Resposta 1
            assinar os dados do formulário, só é possível com mecanismo client, pois a chave privada não sae da máquina, assim é preciso um programa nativo... Se não me engano, applets não tem acesso ao registro de certificados dos browsers... Então o que sobre são aplicativos nativos... A Verisign tem isso, se não me engano chama TrustAgent...

        Resposta 2:
            no netscape e no ie, no primeira conexão a algum site que requisite certificado, ele pergunta qual dos certificados usar, e então este certificado é usado durante toda a sessão

        Espero ter ajudado...

Abraços,
Alessandro.