Faca o seguinte:

- Crie uma classe estatica para armazenar os dados, que vao ser carregados
a partir do arquivo de propriedades;
- Faca o construtor desta classe privado, fazendo com que classes tenham
que chamar um metodo para obter uma instancia dessa classe estatica;
- Nesse metodo (getInstance, por exemplo), cheque se a classe estatica jah
foi criada, caso positivo, retorne a instancia q jah foi criada anteriormente
- Caso tenha alguma duvida permaneca, posso te mandar algum codigo.

Fazendo, todas classes usarao uma unica instancia, que soh serah criada uma
vez. .. O nome deste design pattern eh Singleton.

Espero q ajude

Bernardo Sampaio
Boldcron Technologies
[EMAIL PROTECTED]