Sent: Friday, November 16, 2001 3:44 PM
Subject: problemas com servlet

Oi Pessoal

estou começando a trabalhar com servlets agora e estou tendo problemas exatamente pra começar. Eu segui os seguintes passos até agora:
  • baixei os arquivos "servlet-2_3-fcs-classfiles.zip" e "servlet-2_3-fcs-docs.zip"  do site http://java.sun.com/products/servlet/download.html#specs
  • extrai o *-docs.zip pro diretório docs/servlet-api/  do meu jdk1.3.
  • extrai o *-classfiles.zip pro diretório jdk1.3
  • adicionei a seguinte linha ao meu classpath:  C:\develop\jdk1.3\javax\;
  • adicionei essa outra linha ao meu path: C:\develop\jdk1.3\javax;
Bem, tendo feito os passos acima tentei compilar o servlet abaixo. Esse servlet vem como exemplo no tutorial da sun:

import javax.servlet.*;
import javax.servlet.http.*;

public class SimpleServlet extends HttpServlet{
 public void doGet(HttpServletRequest req, HttpServletResponse res) throws ServletException, IOException{
  PrintWriter out;
  String title = "Simple Servlet Output";
  res.setContentType("text/html");
  out.println("<HTML><HEAD><TITLE>");
  out.println(title);
  out.println("</TITLE></HEAD><BODY>");
  out.println("<H1>" + title + "</H1>");
  out.println("<P> This is output from SimpleServlet.");
  out.println("</BODY></HTML>");
  out.close();

mas qdo tento compilá-lo, recebo a seguinte msg de erro:

C:\java\Estudos\Servlet\Testes\SimpleServlet.java:1: package javax.servlet does not exist
import javax.servlet.*;
^
C:\java\Estudos\Servlet\Testes\SimpleServlet.java:2: package javax.servlet.http does not exist
import javax.servlet.http.*;
^
C:\java\Estudos\Servlet\Testes\SimpleServlet.java:4: cannot resolve symbol
symbol  : class HttpServlet
location: class SimpleServlet
public class SimpleServlet extends HttpServlet{
                                   ^
C:\java\Estudos\Servlet\Testes\SimpleServlet.java:5: cannot resolve symbol
symbol  : class HttpServletRequest
[...]
symbol  : class HttpServletResponse
[...]
symbol  : class ServletException
location: class SimpleServlet
 public void doGet(HttpServletRequest req, HttpServletResponse res) throws ServletException, IOException{

Eu já procurei alguma resposta no histórico da lista, mas as soluções dadas são sempre a de atualizar o classpath. Não veio, com os arquivos que eu baixei, nenhum arquivo servlet*.jar. Eu vi algumas soluções no histórico da lista falando pra colocar esse arquivo no classpath, mas eram pra versões anteriores a que eu baixei, e não sei se eu estou baixando os arquivos errados ou o que está acontecendo, mas eu não tenho esse arquivo.

Já que estou só tentando compilar um fonte .java, eu não precisaria estar com um servidor no ar, precisaria!?

Eu estou com muitas dúvidas e precisando muito de ajuda pra poder começar a trabalhar com servlets.

Desde já agradeço qq ajuda!!

Obrigada
Monica

Responder a