Olá Marcio,
Como voce disse no 98 é so mudar uma linha no autoexec, no
 2000 parece ser mais facil é só voce entrar em
 Configurações => Painel de controle => Sistema, quando
 voce entrar em sistema va em "Avançado" e lá voce vera um
 botão "Variaveis de Ambiente", click ai, dai é so voce
 alterar o que quiser na variavel path e criar uma nova
 variavel Classpath....

OK

Luciano Silva
Consultor Java