Na verdade, o getInstance o newInstance no caso de SAXParserFactory são
factory methods. Isso é a nica maneira de trabalhar com especificações
baseadas em classes abstratas ou interfaçes do tipo JAXP & JDBC.

O SAXParserFactory é uma classe abstrata portanto não pode fazer
SAXParserFactory factory = new SAXParserFactory();
mas deve se chamar o methodo newInstance que no caso retorna um
SAXParserFactoryImpl, baseado na implementação da especificação que o
classloader achou no classpath.

Sven