Lincolm, me desculpe mas vc não sabe o que quero fazer.

Para mim no caso bagunçar seria misturar camada de interface com camada de
negócio.

Tenho uma classe (Factory) que me retorna um array desta de acordo com uma
query no BD.
Quero apenas instaciar um array para poder receber este array e em um loop
chamar um método da classe que será impresso na tela.

Simples sem complicações.

Acho que se o ideal fosse esconder codigo e organiza-lo de uma forma bem
tradicional o melhor seria servlets direto não JSP.

[]s,
Flavio