Veja este tutorial retirado do site da Sun.
(nao sei se consegui baixar ele completo, acho
que estao faltando algumas coisas, mas dá para
entender um pouco).

Quanto ao acesso a hardware, no Visual
C++ há as funções _outp(int porta, int valor)
que escreve um valor em determinada porta
e _inp(int porta) que lê o valor que está na
porta:
_outp(0x378, 0xFF); //envia 11111111 para a porta paralela
int x = _inp(0x378); //lê o valor da porta paralela
Em linux eu não sei como trabalhar com hardware, mas para
criar um biblioteca, basta compilar com:
gcc -shared <nomedoarquivo.c> -o lib<nomebiblioteca>.so
e copiar a lib<nome>.so para o diretorio /lib

Lembrando que o cabecalho das funcoes exportadas na
lib ou dll segue um padrao especificado (tem no tutorial)

        []'s

                Douglas Fabiano