Rogério,

    Para acessar portas COM, você escreve como se fossem arquivos, com a
diferença que você vai associar seu objeto FileOutputStream com uma porta.
No caso de Windows, poderia ser assim:

try
{
        FileOutputStream fos = new FileOutputStream("\\COM1");
        //wrap stream in "friendly" PrintStream
        PrintWriter ps = new PrintWriter(fos);

        //print text here
        ps.println("Estou enviando esta string para a porta COM1...");

        //form feed -- this is important
        //Without the form feed, the text will simply sit
        // in print buffer until something else gets printed.
        /* Essa linha seria importante para ejetar a folha da impressora, caso
fosse esse o dispositivo
        ps.print("\f");
        */
        //flush buffer and close
        ps.close();
        fos.close();
} catch (IOException ioex) {

    Quando fosse for acessar uma impressora, mude a linha para:
        FileOutputStream fos = new FileOutputStream("\\LPT1");

    Para linux seria a mesma coisa, só que o nome das portas é diferente, esta
associado com devices como, /dev/tty, /dev/alguma coisa, e assim por diante.

    Rogério, agora se você quiser acessar .DLL's isso é possível através de JNI
API, só que lhe aviso de uma coisa.   A sua .DLL deve ser reescrita para que
JNI possa acessá-la.  Caso você não tenha condições de fazer isso, é preciso
então escrever uma nova .DLL que obedeça o padrão do JNI e, seu programa
carregaria essa nova .DLL para então dela, acessar a sua .DLL final.
    Espero ter ajudado um pouco...

--
Nilo Garcia Silveira
Estagiário