Cria uma classe abstrata, que implemente os metodos communs de todas as
classes e os metodos com conneção de banco vc coloca como abstract. Nas
heranças vc implemmenta estes metodos.

--
"'You guys (at Microsoft) still don't get it,'
because it's sort of Java with reliability, productivity and security deleted."

                                        James Gosling